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COMO DETECTAR DEFEITOS NO CÂMBIO AUTOMÁTICO

Atualizado: Set 30

1.TRANCOS NA TROCA DE MARCHAS


Então, se seu carro automático apresenta mudanças de marcha bruscas ou trancos, que podem se mostrar como um tipo de soco quando as marchas trocam para outra mais alta, isto pode ser o prenúncio de problemas e o baixo nível de fluido pode ser o vilão. Se você percebe que as marchas demoram para entrar ou simplesmente parece desaparecer quando as mudanças acontecem, pode ser ainda pior, já que isto indica uma transmissão com falhas graves.



2. PATINAÇÃO

Outro problema que se manifesta com frequência é a patinação. Isso é normalmente determinado pela falta de sincronismo entre o motor e o veículo. Este sintoma se manifesta com um aumento de giro do motor sem que o veículo acompanhe com um aumento na velocidade, muito parecido com quando o motorista fica com o pé apoiado no pedal da embreagem, acionando-o inadvertidamente.

Patinação é apenas mais um dos sintomas comuns de fluido baixo e não deve ser ignorada. Falta de fluido significa que as marchas não conseguem engatar direito.

3. RUÍDO ESTRANHOO normal é uma transmissão automática totalmente silenciosa. Entretanto, existem casos onde ruídos podem se manifestar, como por exemplo, quando o conversor de torque (agente que faz o papel da embreagem na maioria dos automáticos) está necessitando intervenção por desgaste natural, é possível escutar uma espécie de pulsação. Se você começar a escutar barulhos estranhos vindo da transmissão, é melhor levar para a oficina verificar o quanto antes. Barulho de metal ou mudanças bruscas ou duras podem também indicar baixo nível de óleo.

4. AQUECIMENTO EXCESSIVO

Calor é um veneno para o câmbio automático e se ele aumenta, isto significa que sua transmissão pode falhar a qualquer momento devido a baixo nível de fluido ou perda de suas propriedades físico-químicas. Trabalhar em temperatura alta é o principal motivo da morte prematura de um câmbio automático. Tudo ou quase tudo dentro do câmbio sobre severamente com o calor excessivo. Existem casos de destruição completa do câmbio, especialmente em carros importados cuja transmissão foi originalmente projetada para rodar em países mais frios e em estradas melhores.

5. VAZAMENTO

Um dos sinais mais óbvios é quando identificamos vazamento de óleo do câmbio. Uma mancha amarela ou vermelha em sua garagem deveria ser interpretada com a mesma preocupação de um sangramento. Além de ter a função de arrefecimento, o fluido da transmissão é vital para a capacidade de funcionamento da mesma. É muito importante verificar o nível de fluido do câmbio automático e ficar atento a vazamentos. É fácil identificá-lo, por conta da cor que é mais clara, indo do vermelho ao amarelo e também porque o cheiro é muito característico. Se o cheiro é de queimado e a cor do óleo é escura, você realmente está diante de um problema, pois significa que o óleo está fazendo hora extra dentro da transmissão.

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