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LUZ DA INJEÇÃO ACENDEU – O QUE FAZER?

O "motorzinho" aceso no painel pode indicar problemas no bico injetor, bobina, velas e até mesmo no catalisador

De repente acende a luz da injeção no painel, aquele motorzinho que se acende ali e você logo fica a imaginar: será algum problema na injeção eletrônica? E você sabe que a luz de injeção acesa, é porque tem alguma anormalidade no motor, que passa a funcionar em regime emergencial.





O sistema de injeção eletrônica substituiu o carburador. Sua principal função é controlar a quantidade de ar e combustível que entra no cilindro.

O volume de combustível, seja álcool, gasolina, a ser injetado depende da quantidade de oxigênio disponível e de outros fatores como pressão, umidade e temperatura. A injeção eletrônica se vale da ajuda de sensores que medem essas variáveis e repassam as informações para a central.

Dados interpretados, a central ajusta, a cada instante, a quantidade de ar e combustível injetada. O mau funcionamento do sistema faz com que a luz da injeção se acenda no painel.

Funcionamento da luz da injeção eletrônica

A luz da injeção eletrônica é representada, no painel, pelo desenho de um motor amarelo.

Sempre que o motorista coloca a chave na ignição e gira, ela se acende. Essa prática acontece para mostrar que a luz está funcionando devidamente. Se ela não acender quando o carro for ligado, pode estar queimada.

Logo após a partida, deve se apagar. Se a luz de injeção fica acesa ou piscando indica que existe algum problema no motor. A luz da injeção eletrônica acende em marcha lenta ou acelerando.

Luz da injeção acesa ou piscando: principais motivos

Alguns problemas comuns deixam a luz de injeção acesa no painel. Eles estão relacionados aos componentes do sistema de alimentação do motor, como defeitos nas velas, nos cabos de velas, bobinas e bicos injetores. Os mesmos problemas podem fazer com que a luz de injeção fique piscando.

É possível também que problemas no sistema de escapamento, como no catalisador ou na sonda lambda – sensor responsável por fazer a leitura dos gases de escape – também levam a luz da injeção a se acender no painel ou piscar.

Outro problema no carro é o mal contato em sensores, que pode fazer com que a luz de injeção se acenda também. Um erro comum que pode causar esse problema é lavar o motor.

Como “apagar” a luz de injeção no painel?

Normalmente, é preciso levar o carro a uma concessionária ou em uma Oficina Especializada Citröen Peugeot para que o defeito seja rastreado com um scanner. Com o código de erro, e possível determinar a origem do problema no sistema de alimentação.

Com o reparo feito, a luz de injeção deve apagar sozinha.

Se a luz da injeção acende após abastecimento

Você está dirigindo o seu automóvel e percebe acender no painel uma luz de alerta que é o desenho de um motor (luz da injeção). Esse alerta indica algum problema no catalisador ou nos gases que saem queimados do motor. Nesse caso, o carro deveria ser levado para a oficina para verificar o problema.

Entretanto, se essa luz da injeção se acendeu logo após que você abasteceu o automóvel, às vezes não é necessário levar o carro pra oficina, pois o que provocou o alerta foi o combustível adulterado: gasolina com muito álcool ou álcool com muita água, ou seja, um combustível não reconhecido pela sonda lambda.

Neste caso, procure levar o carro para abastecer, da próxima vez, em um posto de confiança, que seja honesto e o combustível também. Depois de rodar alguns quilômetros, o sensor lambda volta a reconhecer o que estava no tanque e a luz da injeção se apaga.

Posso continuar dirigindo com a luz de injeção acesa?

Diferente da luz de temperatura, luz do óleo, ou mesmo luz da bateria, indicadores de problemas que devem ser resolvidos de imediato, a luz de injeção admite que o motorista dirija o carro até uma oficina sem riscos de danificar outras peças ou agravar o problema.

Mas, se a luz indica problema de funcionamento da central eletrônica, como o carro continua rodando? Porque ela é projetada para entrar automaticamente num módulo de emergência assim que percebe estarem faltando informações para sua operação.

Ela desconsidera as que ainda chegam de outros sensores e estabelece parâmetros fixos, suficientes para o carro rodar até a oficina. Mas com baixo desempenho e elevado consumo e emissões.

Para resolver o problema de forma correta, procure uma Oficina Especializada Peugeot e Citröen

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